Estampas florais

Estampas florais e o movimento artístico Arte Nova (Art Nouveau)

Como tudo começou; e como a tendência continua firme, tornando-se uma peça coringa para diversas ocasiões.

As estampas florais, tem uma história muito mais extensa e profunda do que nós possamos imaginar.

Quem nunca se perguntou de onde surgiu a ideia de se começar a estampar flores coloridas nas vestimentas? Bom, caso você nunca tenha pensando nisso, resolvemos trazer aqui uma simples pincelada sobre como começou essa tendência no mundo da moda.

Não esquecendo de salientar também que as estampas florais têm a sua origem no Oriente, meados do século XIV, mas até o Ocidente começar a utilizá-las em vestimentas, entramos em um longo periodo até chegarmos nessa fase.

Estampas florais Casaco Tricot Pelinho Flor
Estampas florais Casaco Tricot Pelinho Flor

Tudo começou com o movimento artístico Arte Nova (Art Nouveau) que foi um movimento que surgiu no século XIX por terras belgas. Esse movimento, fugiu um pouco da forma como os movimentos vanguardistas surgiram. Era um momento em que as pessoas estavam querendo acompanhar as transformações pelas quais a sociedade estava passando – a revolução industrial – ficando firme entre 1880 e 1920.

A sociedade começou a querer buscar novidade, e claro, queria mostrar que estava se abrindo, deixando um pouco o clássico de lado, nessa época as novidades eram desde estampas florais até mesmo movéis com formas assimétricas.

Estampas florais
Estampas florais

Desde então, as estampas florais nunca saíram de moda, elas encantam, embelezam e iluminam nossos olhares.

Diferente de quem pensa que um vestido floral é somente recomendando na estação da primavera, podemos muito bem utilizar em meia estação, ou no outono ou até mesmo no inverno, como temos sorte de vivermos em um país tropical, cheio dos verões que volta e meia estão dentro do nosso inverno, ou do nosso outono, o uso de um cardigan, casaco de linha ou até mesmo um blazer alfaiataria mais clássico, que podemos utilizar durante o trabalho e retirá-lo ao término do expediente para ficarmos prontas para aquele happy hour com os amigos.

Vestido Cropped Doce Veraneio
Vestido Cropped Doce Veraneio

Até mesmo quem não é muito adepta das estampas florais, acaba não resistindo àquelas peças com um fundo de cor mais pesada, com a leveza das flores se destacando delicadamente no relevo da vestimenta.

O mundo da moda está sempre indo e voltando, mas claro, sempre com renovações nos conceitos, o que podemos destacar é que a estampa floral está sempre em evidência, e nunca perdeu sua suavidade e tão pouco o seu leve romantismo